Um emprego para chamar de meu – A Procura
Na hora da procura é preciso ter foco, não adianta sair se candidatando para todas vagas que você achar, é necessário determinar um objetivo, com o que ou onde você deseja trabalhar.
Primeiro de tudo escreva qual é o objetivo para sua carreira no momento, com o que pretende trabalhar, no que você quer se desenvolver e as áreas que chamam sua atenção. Na nossa jornada temos diferentes fases profissionais, no início estamos aprendendo, adquirindo experiências, logo não temos um currículo tão robusto, um estágio faz sentido, conhecer e trabalhar em diferentes áreas pode ajudar a embasar as decisões do futuro. Em uma segunda fase é o momento de se aperfeiçoar no que você deseja trabalhar e mostrar para o que veio, você sai um pouco do papel de telespectador e faz acontecer. E depois vem uma certa estabilidade, onde você sabe onde está e o porquê, as pessoas te reconhecem como profissional e querem seu conhecimento. Já no final da carreira é o momento onde se está com muita experiência e é necessário voltar a pensar no futuro, talvez em uma aposentadoria ou quem sabe uma nova carreira. Claro que essas são hipóteses, podemos voltar a qualquer momento ao início, por exemplo, se decidir mudar de profissão, mas é importante saber onde está para que sua procura seja direcionada corretamente.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a empresa, faça uma lista de lugares que gostaria de trabalhar ou marcas que você gosta e consome, se ficar sem ideia de uma olhada na pesquisa que a Você S/A realiza todos os anos, As 150 Melhores Empresas para Trabalhar. O segundo passo é se aprofundar mais sobre elas, conhecer seus valores, objetivos e com que trabalham, entre no site da empresa para buscar essas informações, normalmente no final da página tem um link Trabalhe Conosco, lá elas colocam todas as informações relevantes e como se cadastrar para fazer parte da equipe, o linkedIn é outro aliado nesse momento, você pode conhecer muito sobre a empresa, entre no perfil das pessoas que trabalham na área/empresa que você deseja e veja qual é a formação, as experiências e competências, e se conhecer alguém que trabalhe nestes lugares chame para conversar e dar início ao Networking.
E esse é o último e uma das mais importantes dicas que você precisa saber e praticar, o Networking, fale com as pessoas do seu círculo social, parentes, colegas com quem já trabalhou e conte que está à procura de emprego e qual a área que está procurando. Não é vergonha e a maioria das vezes as vagas são fechadas dessa forma, claro que Networking é relacionamento, que deve ser construído e com verdade, pois só assim as pessoas indicam alguém, quando realmente acreditam na pessoa e sem ela pedir nada. Então mantenha sua rede de contatos sempre atualizada e próxima a você, mesmo quando não estiver precisando, e se acha que sua rede é pequena, vamos voltar a lista, escreva os nomes de todos que você conhece, nas mais diversas áreas e vai ver que tem muita oportunidade próxima a você.
Agora me conta aqui nos comentários o que você faz ou já fez para procurar emprego e fica ligado que nas próximas semanas vamos falar mais sobre esse assunto.