Liderança

Um caminho solitário: A Liderança

Liderança pode ser um caminho solitário, pelo menos eu achei quando me deparei nessa função, você se sente observado a todo tempo, pelos gestores acima e pela equipe, quer ser assertivo tanto para sua carreira quanto para as pessoas a sua volta, ou seja, pressão na certa.

Apesar de parecer solitário, não precisa ser, você pode tomar algumas atitudes para que fique mais fácil a caminhada, da uma olhada nas dicas que separei.

Escute

Você está chegando em um ambiente novo, onde as pessoas já tem uma forma de fazer as coisas, o cargo de liderança automaticamente distância a maior parte dos colaboradores, pois elas se sentem avaliadas e desconfiadas por não te conhecer. Então nada de tomar decisões nesse primeiro momento, se apresente, conte a sua história, pessoal e profissional, e procure conhecer o time, como é a estrutura familiar, o que gostam de fazer, que atividades executam, as dificuldades que encontram no trabalho, quais seus desejos para o futuro.

Importante é se colocar no lugar de ouvinte, sem julgamentos ou opiniões, principalmente quando o assunto for trabalho, isso vai te ajudar na aproximação e a entender melhor o ambiente.

 

Seja aberto

Seja claro e transparente em suas ações, dentro do possível. Ninguém gosta de trabalhar em um lugar onde as coisas mudam de repente sem elas saberem, por exemplo, a pessoa vai precisar mudar de horário por uma necessidade da empresa e você a avisa isso apenas um dia antes. Entende que isso vai mexer com o dia a dia dela? Mesmo que ela seja a pessoa mais profissional do mundo, neste momento a confiança é quebrada.

E seja aberto para as pessoas virem até você e diga isso a elas, isso vale para tomadas de decisão, para dúvidas, erros ou simplesmente para contar algo que não tenha a ver com o trabalho.

 

Seja humano

As pessoas tem uma visão de que o líder é alguém de outro mundo, mas sabemos que não. E mostrar isso para a equipe é importante para aproximar. Se você errar, assuma, peça desculpas e bora corrigir, se está enfrentando dificuldades para atingir a meta, converse com eles sobre, se não está em um dia legal, fale. Você vai ver como isso vai fazer a diferença.

 

Tome decisões em parceria

Quando precisar tomar alguma decisão que envolva a equipe ou o trabalho que eles fazem, chame algumas pessoas para trocar uma ideia, conte o que está pensando em fazer e se elas acham que é aplicável ao dia a dia, se querem contribuir com algo mais. Isso vai fazer com que eles se sintam valorizados  e ainda vai te ajudar a tomar a decisão com mais segurança.

 

Tenha parceiros

Não achei uma palavra melhor para usar aqui, mas tenha pessoas para conversar sobre gestão, outros gestores, do mesmo nível que você ou de outros níveis. A ideia é poder trocar experiências, conhecer outros modelos de liderança ou simplesmente desabafar com alguém que passa pelo mesmo que você. Isso te deixará mais leve e com mais gás para continuar.

 

Com essas dicas você vai se aproximar da equipe, gerar confiança, ser mais assertivo nas decisões e tenho certeza que não se sentirá sozinho nessa jornada. Comenta aqui se te ajudou e se você faz algo na sua gestão diferente que possa ajudar outros lideres.

Manda também para aquelas pessoas que você acha que esse post pode ajudar.

 

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