Autoconhecimento
Autoconhecimento para mim é a arte de viver com verdade, de viver por inteiro, se você nunca se interessou por esse assunto vem comigo que vou te mostrar um mundo de oportunidades nesse caminho de ser quem você é.
Quando não olhamos para nós, para o que sentimos, como estamos vivendo ou para o que queremos de verdade deixamos de viver plenamente, o que pode nos levar a uma angustia com nosso emprego, nossas decisões ou a vida que estamos levando em algum momento da vida.
Podemos sentir essa necessidade apenas quando acontece algum problema que gera incômodos que nos tiraram da zona de conforto, mas não precisamos esperar por isso, você pode começar a se conhecer melhor agora mesmo.
Você pode estar se perguntando o que ganha com o isso e vou te responder. Um relacionamento mais verdadeiro com você, entender os seus limites, melhorar os relacionamentos com os outros, encontrar suas paixões, saber do que você não gosta, no que você não quer gastar energia, entender os comportamentos que precisa mudar, fazer escolhas mais assertivas, ser mais feliz, aprender a viver com as situações que não são legais.
Para sua carreira é de extrema importância que você queira se conhecer melhor, você vai perceber que pode dar o melhor quando entende o que é importante para você, que lutas valem a pena comprar, saber escutar o que bate forte dentro de você, saber a hora de fechar um ciclo para começar o próximo. Eu poderia escrever mais mil coisas, mas acho melhor deixar você descobrir as outras vantagens, faça o exercício abaixo para se conectar com a pessoa mais importante da sua vida, você.
Para começarmos quero que você pegue um caderno, vamos anotar tudo nele, escrever ajuda muito no processo, posso falar mais disso em outro post. Use esse caderno para responder as perguntar que colocarei aqui, para escrever insights, pensamentos e sentimentos que venham ao longo do seu processo.
- Pequenas e Importantes coisas
Primeiro escreva o que é importante para você neste momento, o que vier a mente, podem ser valores, coisas, pessoas, o que gostaria de fazer mais, onde gostaria de estar. Não julgue, apenas escreva, mesmo que você ache que talvez não tenha nada a ver, escreva.
- Minha vida
Agora vamos tirar uma fotografia da sua vida, começar entendendo como ela está, você vai dar uma nota de 0 a 10 para todos os pilares dela:
- Saúde e Disposição
- Desenvolvimento Intelectual
- Equilibrio Emocional
- Realização e Propósito
- Recursos Financeiros
- Contribuição Social
- Família
- Relacionamento Amoroso
- Vida Social
- Criatividade, hobbies e diversão
- Plenitude e Felicidade
- Espiritualidade
- Aquilo que falta.
Agora quero que você analise cada pilar e responda.
Porque dei essa nota? O que falta para ele ter uma nota 10? Porque não to feliz nessa área? Comparando com as coisas que são importantes para mim, estou fazendo ou dando importância para elas em todos os pilares?
- Aquilo que sobra
Vamos analisar as coisas que você faz em cada pilar e que não são importantes para você, muitas vezes começamos a fazer algo e essa coisa deixa de fazer sentido em algum momento da vida. Esse exercício vai te ajudar a ver que ciclos precisam ser fechados, é preciso deixar ir para que o novo chegue.
- E agora?
Os passos anteriores te levaram a conhecer um pouco mais sobre você, agora quero te desafiar a se conhecer um pouco mais, escolha um pilar, escreva um objetivo para ele, que tenha ligação com algo que é importante para você, mas que você viu que não está aplicando na sua vida, liste o que precisa fazer para conseguir atingi-lo. Ex: Você valoriza a família, mas deu uma nota ruim para esse pilar. Então seu objetivo é ser mais presente com a família, você pode ter alguns objetivos, mandar uma mensagem para um parente que você gosta, mas que não fala a tempos perguntando como ele está e se envolver realmente na conversa, outra ação pode ser fazer um jantar e levar para a sua mãe para mostrar o quanto ela é importante para você.
Enfim, nesse mês esse vai ser seu foco, quero que você se aplique todos os dias para esse objetivo, todos os dias escreva como se sentiu, o que foi difícil, o que foi fácil, coisas novas que você não sabia que era capaz, coisas que achou que seriam fáceis e não foram, vamos sair da zona de conforto, isso fará você se conhecer muito mais.
Espero que eu tenha te ajudado a se conhecer um pouco mais, e vale lembrar que o autoconhecimento nunca acaba, porque estamos em constante evolução sempre, conforme você trabalha seu olhar vai ficar mais fácil, mas você sempre vai ter coisas novas para conhecer em você.
Agora me conta aqui qual pilar e objetivo você vai trabalhar. E no final do mês vou querer saber qual foi o resultado.